Tipos de dispositivos

Degeneração dos sinais

Os sinais analógicos e digitais transmitidos no meio de comunicação estão sujeitos a diversos fenómenos físicos que os degeneram, gerando erros na transmissão. Os principais fenómenos que afetam os meios e a qualidade de transmissão são:

· Atenuação-ocorre com qualquer sinal, tanto digital quanto analógico, transmitido através de cabos. Quanto maior for o comprimento do cabo, maior é a atenuação, até o ponto do sinal tornar-se fraco a ponto de não ser mais entendido pelo destinatário.

· Distorção- é a atenuação e deslocamento de fase de diferentes componentes de freqüência. Por exemplo, uma onda quadrada fica arredondada “espalhada” quando transmitida sobre um par trançado. Este tipo de distorção, chamada distorção linear pode ser particularmente corrigida no receptor, por meio de um equalizador com características inversas às do canal.

· Interferência-é um problema, pelo menos ocasional, para a maioria dos equipamentos de rádio, inclusive para os microfones sem fio. Os efeitos da interferência vão desde um pequeno aborrecimento até a inutilização completa do sistema sem fio.

· Ruído-é um conceito de telecomunicações, também usado em diversos outros campos que envolvem medidas de um sinal em meio ruidoso, definido como a razão da potência de um sinal e a potência do ruído sobreposto ao sinal.

Equipamentos físicos necessários á comunicação de dados (áudio, vídeo, imagens, texto, etc.)

Modem-Responsável pela conversão do sinal digital em analógico, modulação e a desmodulação e a conversão do sinal analógico em digital.

§  Bridges- é o termo utilizado em informática para designar um dispositivo que liga duas ou mais redes informáticas que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo, por exemplo, internet ou token ring.

§  Hubs- dispositivos utilizados para interligar ou dispositivos pertencentes á rede. Por exemplo: outro computadores da rede, impressoras, etc.

§  Modems-  É um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.

§  Routers-  é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores, criando um conjunto de redes de sobreposição. Um roteador é conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes.

§  Switches-é uma ponte multiportas, o que quer dizer que se trata de um elemento ativo que age no nível 2 do modelo OSI, é um equipamento que interliga os computadores em uma rede, os cabos de rede de cada computador se liga a ele, e ele direciona os dados enviados de um computador especificamente para o outro.